Futurium Berlim / Richter Musikowski

Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 7 de 22
© Dacian Groza

Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 2 de 22Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 3 de 22Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 4 de 22Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 5 de 22Futurium Berlim / Richter Musikowski - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Richter Musikowski
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DURLUM, HAFI, JUNG, Jansen, Mosa, OBO Bettermann, Saint-Gobain, Schüco, Zumtobel
  • Arquitetos Responsáveis: Christoph Richter, Jan Musikowski, Sebastian Haufe, Elke Sparmann, Martina Huber, Nele Gessner, Daniel Eckert, Domenico Foti, Yvo Coseriu, Christine Dorn, Elisabetta Vito, Johann Schulz-Greve, Phillip Rohé
  • Construção: BAM Construction and Engineering
  • Paisagismo: JUCA architektur + landschaftsarchitektur
  • Estrutura: Schüßler-Plan Ingenieursgesellschaft mbH
  • Artificial Light Design: Realities United
  • Building Physics: WSGreen Technologies GmbH, Stuttgart / Müller BBM GmbH
  • Sustainability: WSGreen Technologies GmbH, Stuttgart / Müller BBM GmbH
  • Controller: Partnerschaften Deutschland AG
  • Cliente: Bundesanstalt für Immobilienaufgaben (BImA)
  • Usuário: Futurium gGmbH
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Futurium é um edifício para exposições e eventos no coração de Berlim – situado entre o Bundesministerium für Bildung und Forschung (Ministério da Educação e Pesquisa), o Spreebogen (curva do rio Spree), o Humboldthafen (Porto de Humboldt), a estação central e o Hospital Charité.

Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 3 de 22
© Dacian Groza

A Haus der Zukunft (Casa do Futuro) cria sua própria identidade escultural neste conjunto. Nos dois lados principais do Futurium, dois espaços públicos foram definidos pelo recuo do edifício. Dobrar o edifício para criar pontos altos urbanos resultou numa aparência marcante do Futurium entre o Rio Spree e a ferrovia elevada. O Futurium foi concebido como um edifício de baixo consumo de energia e alcançou o selo BNB-Gold de sustentabilidade.

Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 9 de 22
© Schnepp Renou

Espaços Externos
Ao redor do Futurium há dois grandes pátios, onde as principais entradas estão localizadas. As entradas possuem coberturas em balanço de até 18 metros gerando espaços públicos protegidos. Um padrão de pontos cobre todo o espaço público e dá a ele sua identidade. Seguindo a lógica e o projeto do padrão das áreas de assentos, os caminhos e as zonas de silêncio são dispostas de maneira divertida.

Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 22 de 22
Axonométrica

Fachada
A fachada é constituída por mais de 8.000 painéis. Os grandes elementos de 70x70cm consistem em refletores de metal dobrados de forma variável e vidro texturizado com uma impressão de cerâmica. Sob uma iluminação em constante mudança, cria-se uma imagem em nuvem também em constante mudança.

Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 6 de 22
© Schnepp Renou

Janela panorâmica
Duas grandes janelas com dimensões de 8m x 28m ao sul e 11m x 28m ao norte oferecem vistas espetaculares e aproximam os espaços do futuro apresentados à atual paisagem urbana.

Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 15 de 22
© Schnepp Renou
Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 11 de 22
© Schnepp Renou

Foyer
O foyer no térreo liga as principais entradas, bem como todas as rotas e funções essenciais do edifício. Atua como ponto de encontro e espaço para comunicação. É aqui que os visitantes podem encontrar todos os serviços importantes, como o vestiário, banheiros, informações centrais, café e loja.

Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 5 de 22
© Schnepp Renou
Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 2 de 22
© Schnepp Renou

Fórum para Eventos
A área para eventos no nível térreo pode ser configurada em espaços de 50 a 670 m² com partições móveis e sistemas prediais inteligentes. Luz natural, superfícies de cor clara e acusticamente ativas, inúmeros projetores e um arranjo sem barreiras criam um ambiente adequado para o diálogo sobre o mundo do futuro.

Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 17 de 22
Planta Baixa

Laboratório Futurium
O espaço de exposição no nível inferior é concebido como um laboratório subterrâneo com uma área de 600 m², onde os visitantes podem experimentar na prática a futurologia. O concreto aparente de cor escura, o piso asfáltico preto e um grid no forro composto por 126 telas fluorescentes conferem a este espaço de 6 m de altura abaixo do nível do Rio Spree uma atmosfera extraordinária.

Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 12 de 22
© Schnepp Renou

Exposição no Pavimento Superior
O espaço de exposição no pavimento superior é acessado por uma escada central ou pelos elevadores para visitantes. Esta área é concebida como um espaço contínuo de aproximadamente 3.000 m². A exposição será dividida em três grandes zonas de ideias que especulam sobre nossa futura relação com a tecnologia, com a natureza e com nós mesmos.

Futurium Berlim / Richter Musikowski - Imagem 20 de 22
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Futurium Berlim / Richter Musikowski" [Futurium Berlin / Richter Musikowski] 06 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897434/futurium-berlim-richter-musikowski> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.